Entre em Contato

Entre em contato pelo nosso formulário


Dúvidas Frequentes

Qual a diferença entre o vitral de liga flexível e o vitral de chumbo?
A diferença praticamente está no chumbo. Como o próprio nome diz, no vitral com chumbo utilizamos a liga de chumbo para unir as peças e formar a espécie de mosaico que é a peça de vitral. Usamos vidros originais, sejam importados ou nacionais. Aplicamos a grisalha direto no vidro que depois será levado ao forno e queimado a uma temperatura entre 630 e 640 graus, podendo chegar até 700 graus. A cor é original, nós fazemos o volume, a luz e a sombra em cima do vidro colorido. Quando esse processo estiver pronto, é realizada a montagem com a linha do chumbo.
No vitral com a liga flexível a pintura é feira sobre uma placa de vidro, as vezes pontilhado, do tamanho da peça. A parte do volume é realizada nesse vidro pontilhado. Essa placa é queimada inteira no formo e depois os recortes de vidro originais são encaixados em cima dessa placa. Os materiais são praticamente os mesmo, mas há uma inversão da técnica. Em vez de pintar no vidro colorido a gente pinta na base e encaixa o vidro colorido em cima. É uma técnica mais ecológica, tem mais proteção e terá mais durabilidade que o tradicional.
Atualmente a tendência do vitral é migrar para as novas técnicas. O original sempre vais existir por conta do trabalho de restauro, mas a liga flexível, além de ecologicamente correte, oferece mais durabilidade e proteção, uma vez que o vidro colorido fica dentro de um ‘sanduiche de vidro’, protegendo a pintura por mais tempo. A durabilidade é maior por não estar tão exposta ao tempo.
Como é feito o mosaico?
Assim como o vitral, o mosaico passa primeiro pela discussão do tema. Nós fazemos a criação do desenho em tamanho 40 cm x 29 cm, conforme solicitado pelo padre ou responsável da obra. Uma vez aprovado fazemos a ampliação em tamanho real, primeira etapa do trabalho. Nos cortamos um vidro base do tamanho da peça do vitral, fazemos a pintura do desenho em cima desse vidro, e depois são colocadas, uma por uma, as tecelas (pequenos quadradinhos) de vidro, conforme o projeto, usando uma resina especial. Para finalizar, a peça é rejuntada e após secagem é instalada no local.
Tanto no vitral como no mosaico o material é o mesmo, o vidro, e a é durabilidade grande. A diferença é que o vitral é queimado no forno e os vidros são maiores e unidos por liga flexível ou chumbo, enquanto o mosaico é todo feito de caquinhos de vidro coloridos.
A escolha é uma questão estética.
Os vidros são originais?
Os vidros são todos originais. Apesar de falarmos que são vidros nacionais, o Brasil parou de fabricar as quatro cores texturizadas, que em grande parte vêm do Uruguai e da China. Podemos dizer que os vidros são todos importados. Existem os vidros lisos, com grande translucidez, trazidos da Europa e em grande maioria dos Estados Unidos. Atualmente nossos dois maiores fornecedores são norte-americanas, a Vismark ou Spectro.
Os vidros que utilizamos são de ótima qualidade, o que pode diferenciar entre um fornecedor ou outro é a cor, a forma como é feita, e a textura.
Entregam em todo o Brasil?
Sim. Entregamos para todo o território brasileiro. O primeiro contato é feito por telefone e havendo o interesse do cliente, nossa equipe faz uma visita ao local para discutir detalhes da obra. Uma vez fechado o trabalho, enviamos uma equipe técnica para conferir todas as medidas do caixilhos, que também são fabricadas no Ateliê e instaladas pela equipe de obras da igreja. As peças de vidro ou mosaico são fabricadas dentro do nosso Ateliê, por uma equipe de profissionais altamente qualificada. Finalizadas, as peças são transportadas, por meios próprios ou transportadora, juntamente com nossos técnicos que fazem toda a instalação.

Vitrais Casa Ciano

 
Open chat