A Paróquia São Francisco de Assis, na Vila João XXIII, está em fase final de reforma, e um dos trabalhos realizados em seu interior está atraindo a atenção dos fiéis da comunidade. São os vitrais instalados nas laterais da igreja e uma grande rosácea no centro do altar. Trabalho todo realizado em mosaico de vidros nacionais, que unem harmonia e significado à arquitetura limpa e contemporânea utilizada no projeto da igreja.
Ciano Soares, vitralista do Ateliê Vitrais Casa Ciano, em Vinhedo, explica que além de levar beleza ao ambiente, o vitral tem a intensão litúrgica, o intuito de evangelizar. “Os vitrais contam o evangelho e têm a responsabilidade de informar. Ao olhar o vitral, o fiel recebe a mensagens e desta forma a igreja está evangelizando através das imagens, da beleza e das cores”, explica Ciano.
Ele explica que o trabalho da Paróquia São Francisco de Assis foi pensado em conjunto com a arquiteta Luciana Marcussi, responsável pela reforma, e pelo padre Emerson. “Nesse caso, a arquiteta já tinha o projeto, e o trabalho dos vitais foi pensado em harmonia com a liturgia”.
Padre Emerson explica que os vitrais deixam a igreja mais celebrativa
As oito janelas laterais da paróquia, quatro de lado, retratam peixes em direção ao altar. “Um dos símbolos de Jesus na igreja é o peixe. Fizemos um cardume, como se fossem os fiéis, os cristãos em busca de Jesus, ao altar”, ressalta o vitralista. E no altar, bem no centro, uma grande rosácea, também em vitral, representa o Espírito Santo. “Por questões estruturais da igreja, não foi possível fazer uma imagem do Espírito Santo no altar, então usamos as cores que o representam”, explica Ciano. Já os peixes foram retratados em tons de azul, em alusão a água. “Também usamos rede dos pescadores, que remetem a Nossa Senhora Aparecida. “O cardume é cada fiel, cada católico em direção a cristo, ao amor, ao evangelho”, resume o artista.
Em termos técnicos, todo o trabalho da paróquia foi realizado em mosaico de vidro. São telas pequenas em que foram aplicadas vidros coloridos. Ciano explica que a produção, totalmente feita na Casa Ciano, em Vinhedo, durou cerca de dois meses e que o trabalho foi entregue antes do prazo. “Por conta da linha de produção do ateliê, antecipamos a entrega desse projeto que deveria ser entregue em julho mas finalizamos em maio”, diz. Recentemente novos vitrais foram encomendados para a fase final da reforma da paróquia e já está em produção.
Segundo a Luciana Marcussi, o vitral tem um peso grande no interior da igreja e deve ser pensado com muito cuidado. “Neste trabalho, o objetivo é representar a Pesca Milagrosa -João 21, quando os discípulos de Jesus passaram a noite toda a pescar, e nada pegaram, ao amanhecer um homem na praia gritou, joga a rede do lado direito… assim o fizeram e pescaram tantos peixes. Em nossa vida, tentamos fazer as coisas a nossa maneira, mas quando ouvimos o chamado de Jesus e confiamos, colhemos os frutos”, explica.
Luciana conta que a Casa Ciano foi escolhida pela comunidade para realizar esse trabalho. “Fomos bem atendidos, gostamos do resultado, estava dentro do combinado. Gostei de trabalhar com uma empresa local”, afirma.
Pároco da igreja de São Francisco de Assis, padre Emerson explica que para a reforma buscou nos vitrais uma maneira de deixar a igreja mais celebrativa. “O vitral dá o valor a comunidade, realça a beleza da exuberância da fé através de desenhos, da arte. Escolhemos os peixes indo em direção ao presbitério, pois somos como os peixes, nos deixamos guiar até Jesus que está no altar retratado pela rosácea, sinal de que a vida vence a morte”, afirma. “Agradecemos a toda a equipe do Ciano que está fazendo esse trabalho com muito, amor, paciência e carinho”, reforça o padre.
O trabalho litúrgico dos vitrais é destacado por Elizabete Mendes, coordenadora da equipe de liturgia da paróquia. “Eles contam a história dos pescadores, de almas e de homens. São chamativos e acolhedores e auxiliam no trabalho da liturgia, pois as pessoas ficam curiosas ao ver essas imagens e vão buscar os ensinamentos e as mensagens que transmitem. Sem falar nesse colorido bonito, que além de dar brilho à igreja, passa espiritualidade. É bom estar aqui, é bom, olhar e observar”, elogia.
Ela explica que a reforma da paróquia é um sonho do padre Emerson e também da comunidade que há muitos anos desejam um local que acomodasse melhor os fiéis. E há um ano e meio estão juntos nesta tarefa, com rifas e trabalhos para levantar o dinheiro para a obra.
Grande rosácea no centro do altar representa o Espírito Santo