A Capela Nossa Senhora da Rosa Mística, da cidade de Franca, está em fase final de construção e um dos trabalhos realizados em seu interior está atraindo a atenção dos fiéis da comunidade do Jardim Tropical. São mais de 170 metros de vitrais que retratam a Santa Ceia e as 14 passagens da Paixão de Cristo. As 300 peças que compõem o trabalho estão sendo instaladas durante esta semana pela equipe do Ateliê Vitrais Casa Ciano, um dos mais conceituados fabricantes de vitrais do Brasil.
No centro da capela está um grande vitral que retrata a Santa Ceia. Rodeando todo o interior da igreja, na parte superior, estão as 14 passagens da Via Sacra. Já na parte inferior, os vitrais trazem os símbolos eucarísticos dos 7 sacramentos em união com lírios e um jogo de cores muito bonito.
“A capela é uma conquista da comunidade e nós estamos muito felizes em fazer parte deste projeto”, afirma Ciano Soares, vitralista e um dos proprietários do Ateliê Vitrais Casa Ciano. Ele assina toda a criação dos vitrais, bem como a fabricação e instalação das peças. A fabricação durou cerca de 5 meses e a fase de instalação já dura duas semanas.
Especialista em vitrais religiosos, Ciano destaca a importância dos mesmos para a liturgia. “Os vitrais contam o evangelho e têm a responsabilidade de informar. Ao olhar o vitral, o fiel recebe a mensagens e desta forma a igreja está evangelizando através das imagens, da beleza e das cores”, afirma Ciano Soares.
Segundo Ciano, todo o trabalho da igreja é voltado para a liturgia. “O vitral faz parte de um conjunto de contemplação, meditação, oração e transformação do fiel para Jesus.”, explica o vitralista.
Um grande estudioso da liturgia, Ciano destaca que a arte sacra tem a função de evangelizar. “Ela não pode ser vista como uma arte qualquer. Ela não é para a expressão do próprio artista. Serve para algo maior. Ao evangelizar através das imagens, o artista tem uma responsabilidade muito grande”, afirma.
A arte alcança respostas onde às palavras se calam. Expressando o que é inexprimível como diz Leonardo da Vinci. Este é o objetivo da Casa Ciano, que procura seguir o legado dos grandes mestres como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael entre outros, buscando somar com a liturgia e tornar o vitral mais um instrumento na missão de evangelizar, através da beleza da arte.
Criado há 5 anos pelo vitralista Ciano Soares, o Ateliê Vitrais Casa Ciano, instalado em Vinhedo –SP, desenvolve projetos para todo o país e é hoje um dos mais conceituados fabricantes de vitrais do Brasil.
Entre os principais trabalhos desenvolvidos pelo Ateliê destaca-se o restauro dos antigos vitrais da Catedral de Piracicaba, ainda em fase de conclusão. Datados na década de 1950, os vitrais das 32 janelas fazem parte do Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo e retratam a história de Santo Antônio.