A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Leopoldina, em São Paulo, comemora a instalação dos vitrais reformados pelo Atelier Vitrais Casa Ciano, referência em vitrais religiosos no Brasil. O trabalho foi concluído no final do mês de novembro de 2019 e encantou a comunidade, que comemora a conquista.
No total, foram restauradas 5 janelas localizadas ao fundo ao altar e mais 2 rosáceas que decoram a lateral também do altar. Trabalho que durou três meses, entre a retirada das peças, restauro e instalação.
Altar da igreja com os vitrais restaurados
Segundo Ciano Soares, vitralista e um dos proprietários do Atelier, por serem vitrais muito antigos, a liga de chumbo das peças estava bem deteriorada, apresentando o descolamento de muitos vidros e infiltração de água.
Todas as janelas foram retiradas com muito cuidado pela equipe de Ciano, formada por profissionais especializados em trabalho em altura, já que os vitrais estão instalados há cerca de 8 metros de altura e foi preciso usar andaimes.
No Ateliê, as janelas foram desmontadas, os vidros passaram por limpeza para tirar a sujeira acumulada ao longo de décadas, e as linhas de chumbo foram trocadas.
Vitrais foram retirados com muito cuidado pelos profissionais da Casa Ciano
“Nossa maior preocupação foi manter a originalidade desses vitrais. Trocamos apenas os vidros muito estilhaçados, e mantivemos o mesmo padrão de cor, tipo de vidro, pintura, grisalha com tonalidade muito próxima para manter o conjunto da obra”, explica Ciano.
Todo esse cuidado é reforçado pelo encarregado de produção do Atelier, Edmar Teixeira, que coordenou o restauro dos vitrais da igreja Nossa Senhora de Fátima. “Nosso maior cuidado é mantar o máximo possível dos vidros originais e da técnica. Mas quando o vidro já está quebrado, tentamos reproduzir o mais fiel possível”, explica.
Vidros foram lavados, recuperados e receberam nova liga da chumbo
Coordenador do dízimo há 30 anos, Marcílio Andreatta, 82 anos, conta que se casou nesta igreja em 1964 e acompanhou a grande reforma realizada no local pelo Monsenhor Tarcísio Justino Loro. “Os vitrais precisavam ser reformados. São muito antigos e já estava entrando água. Ficaram lindos, mais claros e chamam mais atenção”, conta.
De acordo com o Monsenhor Justino, que está há 32 anos na igreja Nossa Senhora de Fátima, os vitrais são imagens e desenhos em vidro que retratam as passagens do catecismo da igreja católica e da bíblia. “É uma maneira de evangelizar por meio da imagem. Aqui temos vitrais que mostram os sacramentos e os vidros que retratam o evangelho da multiplicação dos pães. Por isso temos 2 peixes e 5 pães para mostrar que de fato a igreja deve viver anunciando a partilha como Jesus fez na montanha, quando multiplicou os pães e os peixes e deu de comer a todos”, explica.
“Esse é um presente que damos para a comunidade neste Natal. A imagem tem que nos mostrar Jesus no centro da comunidade. E os vitrais retratam essa beleza do Natal e da vida de Jesus”, destaca o padre.
E ele finaliza agradecendo o trabalho desenvolvido pela Casa Ciano. “Atendimento nota 10. Gostamos muito, principalmente no cumprimento do contrato, o que mostra a seriedade e o comprometimento do trabalho desenvolvido”, ressalta.
Monsenhor Justino: “Esse é um presente que damos para a comunidade neste Natal”
Sobre o Atelier Vitrais Casa Ciano
A arte alcança respostas onde às palavras se calam. Expressando o que é inexprimível como nos diz Leonardo. Este é o objetivo da Casa Ciano, que procura seguir o legado dos grandes mestres como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael entre outros, buscando somar com a liturgia e tornar o vitral mais um instrumento na missão de evangelizar, através da beleza da arte.
Criado há 5 anos pelo vitralista Ciano Soares, o Atelier Vitrais Casa Ciano desenvolve projetos para todo o país em diversas técnicas de vitrais e mosaicos, e também de azulejos.
Os vitrais restaurados sendo recolocados na igreja pela equipe da Casa Ciano