A história do Azulejo Português
14 de setembro de 2023Paróquia São Sebastião Pirajuí SP
14 de setembro de 2023Os primeiros vitrais nos remetem aos tempos medievais. Surgiram na Europa do século 10, nas igrejas francesas e alemãs, quando foram incorporados na arquitetura gótica. Os vitrais tinham por objetivo ilustrar as cenas bíblicas, contando as histórias por meio de figuras num tempo em que uma pouquíssima parcela da população sabia ler. Os vitrais, portanto, eram essenciais para guiar o povo de acordo com os ensinamentos religiosos através das figuras ilustrativas. E era uma das primeiras artes góticas da História.
A cor era elemento essencial para os vitrais que, através da luz que vinha de fora da igreja, despertavam a curiosidade das pessoas em relação às histórias contadas em forma de ilustração. Era um meio de atrair a população às igrejas, com adornos e formas jamais então vistas nas paredes cinzas das catedrais
Com o passar do tempo, eles foram introduzidos a outros ambientes como forma de decoração. Mas ainda reside nos vitrais a tradição de contar as cenas bíblicas dentro das igrejas.
As técnicas também foram aprimoradas ao longo da história. No Ateliê Vitrais Casa Ciano, são usadas duas técnicas para a confecção. São os Vitrais de Chumbo e os Vitrais de Liga Flexível.
A diferença entre os dois está praticamente está no chumbo. Como o próprio nome diz, no vitral com chumbo utilizamos a liga de chumbo para unir as peças e formar a espécie de mosaico que é a peça de vitral. Usamos vidros originais, sejam importados ou nacionais. Aplicamos a grisalha direto no vidro que depois será levado ao forno e queimado a uma temperatura entre 630 e 640 graus, podendo chegar até 700 graus. A cor é original, nós fazemos o volume, a luz e a sombra em cima do vidro colorido. Quando esse processo estiver pronto, é realizada a montagem com a linha do chumbo.
No vitral com a liga flexível a pintura é feira sobre uma placa de vidro, as vezes pontilhado, do tamanho da peça. A parte do volume é realizada nesse vidro pontilhado. Essa placa é queimada inteira no formo e depois os recortes de vidro originais são encaixados em cima dessa placa. Os materiais são praticamente os mesmo, mas há uma inversão da técnica. Em vez de pintar no vidro colorido a gente pinta na base e encaixa o vidro colorido em cima. É uma técnica mais ecológica, tem mais proteção e terá mais durabilidade que o tradicional.
Atualmente a tendência do vitral é migrar para as novas técnicas. O original sempre vais existir por conta do trabalho de restauro, mas a liga flexível, além de ecologicamente correte, oferece mais durabilidade e proteção, uma vez que o vidro colorido fica dentro de um ‘sanduíche de vidro’, protegendo a pintura por mais tempo. A durabilidade é maior por não estar tão exposta ao tempo.