Atravessando os quatro cantos do Brasil, o Atelier Vitrais Casa Ciano entregou em novembro um grande trabalho na Paraíba.
Um lindo trabalho em mosaico de vidros foi desenvolvido para levar arte e beleza ao interior do Seminário Arquidiocesano da Paraíba.
Todo o trabalho contempla 9 janelas de 40 cm X 60 cm, 2 janelas de 2 m x 60 cm e 1 janela de 2,5 m x 60 cm.
As imagens retratadas são as de Nossa Senhora Imaculada Conceição, São José e a maior, traz João Batista Maria Vianeei, o Santo Cura D’Ars.
Na técnica de mosaico, pequenas tesselas de vidros coloridos são aplicadas, uma a uma, sobre um vidro base, dando vida e cor ao desenho. A finalização é feita com rejunte especial.
Especialista em vitrais religiosos, Ciano Soares, um dos proprietário do Atelier Vitrais Casa Ciano, destaca a importância dos mesmos para a liturgia. “Os vitrais contam o evangelho e têm a responsabilidade de informar. Ao olhar o vitral, o fiel recebe a mensagens e desta forma a igreja está evangelizando através das imagens, da beleza e das cores”, afirma Ciano Soares.
Segundo Ciano, todo o trabalho da igreja é voltado para a liturgia. “O vitral faz parte de um conjunto de contemplação, meditação, oração e transformação do fiel para Jesus.”, explica o vitralista.
Um grande estudioso da liturgia, Ciano destaca que a arte sacra tem a função de evangelizar. “Ela não pode ser vista como uma arte qualquer. Ela não é para a expressão do próprio artista. Serve para algo maior. Ao evangelizar através das imagens, o artista tem uma responsabilidade muito grande”, afirma.